16 de julho de 2019

Batom em pó vira tendência de maquiagem com efeito natural e ‘borradinho’ nos lábios

A novidade promove um efeito mais natural, mas a aplicação não é tão fácil. "O resultado fica mais 'borradinho' mesmo, que é uma tendência que vimos na semana de moda de Nova York."


Por Folhapress Publicado 05/07/2019
Reprodução (Clinique)

Depois do batom líquido reinar nos últimos anos no universo da beleza, agora um novo produto quer mudar isso. É o batom em pó, aposta de marcas internacionais, como Chanel e Clinique, e que acaba de ser lançado pela Avon.

Segundo o maquiador Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, a novidade promove um efeito mais natural, mas a aplicação não é tão fácil. “O resultado fica mais ‘borradinho’ mesmo, que é uma tendência que vimos na semana de moda de Nova York.”

Na hora de usar, Inisio explica que o lábio precisa estar bem hidratado para evitar que ele fique com a aparência craquelada. “Especialmente nessa época de frio, é importante hidratar os lábios antes para que eles não fiquem ressecados”, afirma. O maquiador lembra que o batom em pó da Chanel já vem com um primer junto, que deve ser usado antes justamente para evitar esse efeito ressecado. 

A maquiadora Gisele Santos explica que, em geral, o batom em pó matte vem com uma esponjinha como aplicador que serve para esfumar o contorno dos lábios e dar esse efeito levemente borrado, que é chamado de “smudged lips”, e tem feito sucesso com as coreanas e japonesas.

“Outra coisa importante é que, às vezes, ele fica ‘manchadinho’ e é preciso construir camadas para ficar mais uniforme”, indica. Ela também afirma que, diferentemente do batom líquido matte que é bem pigmentado, o efeito do batom em pó é “bem meia suave”.

Para o maquiador Inisio, é uma moda mais “descolada”, que deve pegar entre as mulheres mais jovens. “Para quem trabalha em ambientes corporativos, pode não ser tão legal o efeito que ele proporciona.” 

Ele destaca, ainda, que o batom em pó pode ser usado como blush e sombra. “Nos últimos anos viemos de uma maquiagem mais marcada, agora, como contraproposta disso, a ideia na beleza é ser mais natural, do tipo ‘acordei linda'”, afirma o maquiador.

O Batom em Pó Poudre à Lèvres da Chanel é uma edição limitada e ainda não foi lançada no Brasil. Já a versão da Clinique, chama Batom em Pó com efeito Matte Pop Lip Shadow, e custa R$ 74. O preço do batom em pó da Avon é R$ 34,99.

NÓS TESTAMOS
reportagem testou o batom em pó da Avon. Como disseram os maquiadores, a aplicação não é tão fácil e o efeito nos lábios é “borradinho”, o que pode causar um estranhamento inicial. Mas o produto tem uma boa pigmentação e fixação, além de ser bem leve  -a sensação é de não estar usando batom. O ponto negativo é que se o lábio não estiver hidratado, ele fica com a aparência de ressecado.