Após pessoas dormirem na fila, secretaria de Piracicaba abre mais 110 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Terça, 09 de maio de 2017 07:56
Oportunidades são para encanadores, eletricista predial e residencial, design de sobrancelha, NR 35 e porteiro e vigia.

Depois de dezenas de pessoas dormirem na fila para conseguir uma vaga em um dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) de Piracicaba (SP) no mês passado, a pasta abriu mais 110 vagas para cursos de qualificação gratuitos. As inscrições acontecem na próxima quarta-feira (10).

O objetivo dos cursos é dar condições que garatam a formação profissional dos trabalhadores e atender às necessidades dos setores da economia local. Todos os cursos também terão uma aula de empreendedorismo.

O material necessário na realização das aulas será oferecido pela Semtre, além de lanche e vale transporte. Esse convênio não inclui bolsa-auxílio.

As vagas são limitadas, e são destinadas 10% para pessoas com deficiências, mediante a apresentação de laudo que comprove a deficiência. Os cursos atenderão preferencialmente os desempregados.

Serão realizadas duas inscrições para cada vaga oferecida, respeitando a ordem de inscrição e o atendimento aos requisitos. As inscrições serão encerradas ao atingir o número limite. Para participar, os candidatos devem apresentar carteira de trabalho original, cópia do RG, CPF, comprovante de endereço recente e comprovante de escolaridade.

Fila


No último dia 18 de abril, dezenas de pessoas dormiram em frente a sede da Semtre para conseguir uma das vagas oferecidas pela pasta. Na primeira meia hora de inscrição, as vagas se esgotaram e cerca de 300 pessoas aguardaram na fila que dobrava o quarteirão onde fica a unidade.

Serviço


O quê: Inscrições para cursos profissionalizantes
Quando: Quarta-feira (10), a partir das 8h
Onde: Semtre (Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900, Centro)
Quanto: Gratuito

Cursos



  • Encanador: 20 vagas

  • Eletricista predial e residencial: 20 vagas

  • Design de sobrancelha: 10 vagas

  • Norma Regulamentadora 35: 30 vagas

  • Porteiro e vigia: 30 vagas


Requisitos



  • Residir em Piracicaba;

  • Ter no mínimo Ensino Fundamental Incompleto (a partir da 5ª série)

  • Ter 16 ou 18 anos completos (depende da modalidade)Fonte: g1.globo.com